Esta pensando em se aventurar em uma pequena reforma? temos algumas dicas que vão te ajudar na sua organização e planejamento.
Depois de um tempo morando em uma mesma casa ou apartamento, é comum que a gente queira mudar uma parede ou outra, trocar os móveis e dar um ar de novidade ao lar. Ainda que no passado os ambientes tenham sido bem planejados. A cada dia surgem novos produtos e materiais, e as nossas preferências mudam também, então queremos que a nossa casa tenha a nossa personalidade. O mesmo acontece quando alugamos ou compramos um imóvel que ainda tem o estilo dos antigos moradores – uma pequena reforma ou outra é necessária.
ANTES DA REFORMA
PROJETO
DEPOIS DA REFORMA
Para a maioria das pessoas, uma pequena reforma já virou sinônimo de incomodação, problemas e um pouquinho de dor de cabeça. Embora seja comum que surjam imprevistos, nem sempre uma obra precisa ser um bicho de sete cabeças. Com um bom planejamento, fornecedores e prestadores de serviço de qualidade, e o auxílio de um profissional da área de arquitetura que desenvolva um projeto, a quantidade de imprevistos reduz consideravelmente – o que consequentemente também diminui o tempo de duração da obra, e o custo total da reforma.
Se você já está decidido a se aventurar em uma pequena reforma, temos algumas dicas que vão te ajudar na sua organização e planejamento.
Entenda e respeite as etapas de obra
É importante entender a sequência das etapas de uma obra de reforma para que você não acabe tendo retrabalho, ou até mesmo para que não compre algo que não conseguirá usar ou instalar posteriormente. São comuns algumas situações onde acontecem mudanças e alterações durante a obra, que divergem do que havia sido planejado inicialmente – um rebaixo em gesso ou uma tomada executada na altura errada, por exemplo. Nessas situações, caso você já tenha se adiantado em alguma etapa, é provável que tenha que trocar algum produto, ou que o resultado final não fique como você espera.
Então se atente ao que significa e a algumas coisas que acontecem em cada uma das etapas de obra de reforma:
Etapa 01: Obra bruta
Retirada de móveis e forro existente, alterações na alvenaria, mudanças de pontos de água/esgoto/pontos elétricos/luminotécnicos, infraestrutura para equipamento de split, vãos novos de portas e janelas, paredes de gesso acartonado, forro de gesso novo…
Etapa 02: Acabamentos
Pintura, pisos e revestimentos, instalação de luminárias, esquadrias, papel de parede, louças e metais (cubas, torneiras, barras de toalha, chuveiro, aquecedor)…
Etapa 03: Móveis planejados
Móveis sob medida produzidos pela marcenaria, e granitos. Nesta etapa é importante que, mesmo que ainda não tenha comprado, você já tenha definido também os eletrodomésticos que vai querer usar. Para garantir que eles caibam corretamente nos móveis planejados.
Etapa 04: Móveis soltos, eletrodomésticos e decoração
Compra da mesa, cadeiras, cama, sofá, forno, geladeira, cooktop, máquina de lavar, tapetes, objetos decorativos, almofadas, cortinas, persianas, vidros e espelhos…
Faça um levantamento do que você já tem para sua pequena reforma
Não é porque um ambiente vai ser reformado, que tudo que existe nele atualmente será jogado fora. Para esta etapa, nós sugerimos que você responda às seguintes perguntas:
– O que você tem e vai jogar fora, e qual o destino adequado?
– O que você tem e vai doar, e para quem?
– O que você tem e vai reformar?
– O que você tem e vai usar como está?
Anote e tire medidas de tudo que você vai usar, para garantir que vai caber no espaço com móveis novos. Esta etapa é muito importante, pois garante que você não compre itens desnecessários, e valorize alguns móveis e objetos que tenham significado afetivo para você e sua família.
Faça uma lista de compras e prestadores de serviço
Agora que você tem clareza de tudo que você já tem, fica mais fácil fazer a lista de compras. Inclua itens como: louças e metais sanitários, pisos e revestimentos, luminárias, móveis soltos, eletrodomésticos e eletrônicos, cortina, papel de parede, esquadrias, tinta…
Nesta mesma etapa, liste quais prestadores de serviço você vai precisar contratar para realizar sua reforma. Por exemplo: pedreiro, eletricista, pintor, marcenaria, gesseiro, costureira, estofador…
Contrate uma empresa de móveis planejados
Os móveis sob medida garantem o melhor aproveitamento dos espaços, especialmente em ambientes pequenos, ou que tem muita coisa para guardar. Se você optar por não fazer todos os ambientes com móveis sob medida, indicamos que você priorize as áreas molhadas (cozinha, banheiro e área de serviço) e guarda-roupas.
Depois de ter o projeto de móveis definido, geralmente é realizada uma medição final bem detalhada dos ambientes, para garantir que os móveis encaixem perfeitamente no espaço. É indicado que esta medição seja feita somente após a finalização da obra bruta, pois pequenas alterações podem fazer com que todo o projeto de marcenaria tenha que ser alterado.
O mesmo vale para a medição final dos tampos e rodapias das bancadas de granito. Que preferencialmente deve ser realizada somente após a montagem dos móveis planejados.
Dedique-se aos orçamentos
O ideal é iniciar a obra somente quando estiver com uma planilha de orçamentos completa em mãos, isso garante que, ciente do valor total da reforma, você possa priorizar alguns investimentos e não corra o risco de ter que parar a obra por falta de recursos.
Mesmo que ainda não tenha alguns valores exatos em mãos, como móveis soltos e decoração, por exemplo, use alguns valores estimados para garantir que estes itens constem no seu planejamento financeiro. Assim, evitamos aquela sensação negativa de espaços e obras inacabadas.
Cientes de que essa é uma das etapas mais complicadas para quem está planejando uma pequena reforma. Disponibilizamos uma planilha de organização dos orçamentos de obra para download. Aproveite!
Faça boas compras
Com a obra quase concluída e os móveis sob medida montados, use a lista de compras que você já fez e uma trena para verificar as medidas ideais de cada móvel solto, e também peças decorativas que vão em nichos, por exemplo. Com isso, você garante que vai fazer compras mais assertivas.
Deixe essa etapa realmente para o final, pois nesta fase a maior parte da obra já vai estar pronta. Você poderá ir comprando esses itens aos poucos, caso seja necessário.
Aproveite as dicas, e mãos à obra!
Texto e conteúdo:
Arq. Amanda Tiedt e Arq. Fabíola Cordeiro