Mercado de trabalho arquitetura: Saiba mais sobre o mercado

Mercado de trabalho arquitetura

Entender o mercado de trabalho arquitetura pode te ajudar a se desenvolver da melhor forma possível nesse área de atuação que cresce a cada dia. Afinal, são diferentes nuances que podemos considerar quando pensamos nesse assunto.

Pensando nisso, a equipe da Miranda Móveis Sob Medida em Blumenau preparou este guia com um compilado de informações importantes que podem te ajudar. Não deixe de conferir!

Como é o mercado de trabalho arquitetura?

O mercado de trabalho arquitetura tem muitas nuances que devem ser levadas em conta para que o seu investimento na carreira seja o melhor possível. Nos próximos tópicos, detalhamos esses aspectos. Continue lendo.

Demanda por profissionais

A demanda por profissionais arquitetos pode ter uma grande variabilidade em diferentes regiões do país. 

Por exemplo, em locais cujo crescimento econômico vem ocorrendo de forma exponencial, a demanda por novos projetos tende a aumentar. Em contrapartida, períodos de recessão, que podem ser vividos em algumas áreas, podem reduzir essa demanda.

De todo modo, a área da arquitetura costuma ter uma demanda bastante interessante, com pequenas variações. Afinal, o desenvolvimento urbano é uma realidade que acontece diariamente.

Veja também: Arquitetura e urbanismo áreas de trabalho: Conheça as principais

Especializações

Ao pensar sobre o mercado de trabalho arquitetura, devemos ter em mente que estamos falando de uma área ampla, cujos profissionais podem se especialista em diferentes áreas, como:

A demanda por diferentes especializações pode variar de acordo com as necessidades do mercado.

Concorrência

É importante considerarmos que o mercado de trabalho arquitetura pode ser bastante concorrido em muitas regiões do país.

Existem muitos profissionais qualificados competindo por oportunidades, o que pode tornar difícil para alguns encontrar emprego ou construir uma prática bem-sucedida. Entretanto, com as estratégias corretas é possível se destacar e crescer.

Empreendedorismo

O empreendedorismo, hoje, é uma grande realidade na vida dos arquitetos. Muitos optam por abrir seus próprios escritórios de arquitetura, tendo mais controle sobre projetos e direção de carreira, embora essa decisão também envolva desafios relacionados à gestão de negócios.

Estimativas apontam que quase a metade dos arquitetos têm optado pela vida de empreendedor, enquanto a outra metade segue atuando de forma contratual, ou seja, CLT, em empresas específicas.

Veja também: Como cobrar por hora trabalhada arquitetura?

Salário médio

Por fim, é importante considerarmos informações sobre os salários que vêm sendo praticados no mercado, para que possamos ter uma visão mais clara das possibilidades dessa área de atuação.

Devemos ter em mente que pode haver uma grande variação salarial, dependendo da especialidade, quantidade de demandas, região do país e, claro, quantidade de horas de trabalho.

Para você ter ideia, o salário pode variar entre R$ 3.500 até mais de R$ 12 mil.

De todo modo, é necessário avaliar as oportunidades disponíveis na sua região para, então, buscar possibilidades que possam estar dentro da sua pretensão salarial.

Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar a entender melhor esse mercado que cresce a cada dia, de modo a tomar a sua decisão de atuar como arquiteto ou não. Boa sorte na sua escolha profissional!