Qual a cortina certa para o ambiente? Como escolher?

Qual a cortina certa para o ambiente

Muita gente se pergunta sobre qual a cortina certa para o ambiente que está sendo decorado. Afinal, nós encontramos tantas alternativas no mercado, que realmente pode ser um tanto difícil decidir qual a melhor opção para cômodo de nossas casas, não é mesmo?

Se você já passou por isso, fique tranquilo! Pois no artigo de hoje vamos lhe apresentar algumas dicas importantes, que certamente lhe ajudarão a fazer escolhas mais assertivas. Acompanhe a seguir para saber mais.

Qual a cortina certa para o ambiente?

Com tantas opções diante dos nossos olhos, fica um tanto difícil apontar qual a alternativa que mais combina com a nossa decoração, não é? Porém, abaixo eu vou lhe dar dicas infalíveis para fazer a melhor escolha possível.

Pense na funcionalidade

Primeiramente, vamos pensar na funcionalidade da cortina que você precisa adquirir. Mas, como assim funcionalidade?

Bem, uma cortina, além de fazer um papel importante em nossa decoração, também está diretamente relacionada com outras funções interessantes. Sendo elas:

Por conta desses fatores, você deve pensar em quais destes pontos você quer apostar em sua cortina. Para privacidade e redução de ruídos, aposte em cortinas mais pesadas e grossas, por exemplo. Se o problema for apenas a luminosidade, uma mais leve e escura pode bastar. E assim por diante.

Qual a cor ideal?

O segundo ponto que você precisa levar em consideração é a cor da sua cortina. Afinal, além de ser um importante fator para compor a decoração em si, ela também diz respeito ao aconchego e conforto que transparecerá para todos.

Por exemplo, se você quiser que o ambiente esteja mais bem ventilado e fresco, é claro que deverá investir em cores mais claras e cleans. Porém, se quiser aquecer o ambiente, cortinas mais escuras podem ser uma boa pedida.

Atente-se para a estação do ano

Por fim, procure se atentar para a estação do ano. Pois sim, cada época e temperatura requer um tipo de cortina diferente. Por exemplo, no inverno você pode muito bem investir em cortinas mais pesadas e escuras, que absorveram o calor e o manterão dentro de casa.

Enquanto que, no verão, opções mais claras e leves, como cetim, por exemplo, podem ser interessantes para manter o aconchego e a leveza de um ambiente confortável e bem ventilado.

A harmonia é o segredo

Encontrar a melhor opção de cortina para cada ambiente requer uma análise sobre tudo que compõe o cômodo. Desse modo, a harmonia no ambiente sempre será o segredo. Se a composição visual estiver interessante, e a privacidade, temperatura e outros atributos estiverem ok, certamente você encontrou a cortina perfeita para você.

Veja também: O que considerar na hora de fazer os seus móveis.