Saber como escolher o sofá não é lá uma tarefa muito simples e rápida. Afinal, precisamos considerar diversos pontos antes de escolhermos a peça principal da nossa sala de estar, não é mesmo?
Mas, o que realmente é importante ser pensado na hora da escolha? Qual é a cor mais adequada? Estilo? Tamanho? Enfim! Como escolher o sofá, de fato?
Se você tem todas estas dúvidas, não deixe de acompanhar o nosso guia de hoje. Pois nele lhe apontaremos dicas para te ajudar nesta importante tarefa. Acompanhe.
Dicas de como escolher o sofá
Abaixo trouxemos 4 dicas que certamente lhe darão aquela luz para escolher o melhor tipo de sofá para a sua casa ou apartamento.
1- Pense no modelo adequado
Primeiro de tudo: pense na opção de modelo que mais combina com as suas necessidades. Mas, quais são as possibilidades? Basicamente você poderá decidir entre:
- Sofá de canto: Para aproveitar bem o espaço da sua sala, certamente esta opção será muito bem vinda. Principalmente se você costuma receber visita em casa.
- Sofá retrátil: O retrátil é especial para as salas de TV. Afinal, quem é que não gosta de se “esparramar” na hora de assistir aquele filme tão esperado, não é mesmo?
- Sofá cama: O sofá cama também é muito interessante. E ele pode aparecer tanto em salas grandes, quanto pequenas. Além de confortáveis, eles são um ótimo quebra galho para quando as visitas vêm.
- Sofá com encosto mais reto: Por fim, para uma sala de estar, os sofás mais “simples” e retos podem ser interessantes para aquele momento de conversa com os amigos.
2- As medidas são importantes
A segunda característica que você deverá se atentar é com relação às medidas dos estofados que você deseja adquirir. Afinal, eles precisam caber de um modo confortável na sua sala, correto?
Por isso, meça bem o espaço disponível. E procure sempre apostar em uma margem de erro, para não adquirir algo no “limite”.
3- Densidade de espuma
A densidade de espuma é uma das características mais importantes de um sofá. Costumeiramente, a densidade D23 é a mais procurada e vendida. Porém, para pessoas acima de 100 kg, essa densidade necessita ser um pouco mais elevada. Para, dessa forma, promover qualidade e conforto.
A proposta mais interessante sempre será a de experimentar o sofá na loja. Você pode sentar, sentir o toque e apertar a espuma para avaliar a densidade.
4- Cores e tecidos
Por fim, atente-se para os tecidos e consequentemente as cores do seu futuro sofá. Quanto ao tecido, procure por algo que seja mais confortável possível. E leve em consideração a temperatura do ambiente.
Salas muito quentes podem requerer um tecido mais “liso” e, consequentemente, leve. Para assim não provocar desconforto em quem for utilizar o estofado.
As cores, por sua vez, precisam estar dentro da paleta de decoração do ambiente, para sempre manter uma harmonia visual interessante. Por isso, observe bem os itens de sua sala, e somente depois disso eleja a cor vencedora, ok? Assim não haverá erro na escolha!