Como escolher a cor dos móveis planejados?

Como escolher a cor dos móveis planejados?

Na hora de escolher a cor dos móveis planejados, é importante levar em consideração alguns fatores que podem fazer a diferença no resultado.

Afinal, a cor é um detalhe extremamente importante nos ambientes internos, então, escolher com cuidado e atenção é bem importante.

Neste guia da Miranda Móveis sob medida em Blumenau, vamos te ajudar a escolher a melhor cor para o seu espaço. Confira as nossas dicas!

Como escolher a cor dos móveis planejados?

Para escolher a cor dos móveis planejados, devemos considerar o estilo do ambiente, o tamanho do espaço, a iluminação e outros fatores que fazem a diferença no resultado.

A seguir, descrevemos com mais detalhes esses apontamentos para que você selecione uma cor que combine com a sua casa e estilo:

1. Considere o estilo do ambiente

Sem dúvidas, o estilo decorativo do ambiente deve ser um dos principais guias na escolha das cores. 

Por exemplo, para ambientes modernos, tons neutros como branco, cinza ou preto são boas opções, enquanto que para um estilo rústico, madeiras em tons mais quentes são mais adequadas.

Por isso, avalie o estilo do ambiente como um todo. Lembrando que, obviamente, você pode escolher o estilo que deseja adotar nesse espaço.

Veja mais: Sala de jantar decoração: Dicas para a sua sala!

2. Analise o tamanho do espaço

Cores claras, como branco e bege, ajudam a ampliar o espaço, pois promovem esse efeito visual de haver mais espaço interno. Por isso, são consideradas ideais para ambientes pequenos.

Já as cores escuras podem dar um ar mais sofisticado, mas tendem a deixar o espaço mais compacto. 

Por isso, lembre-se de avaliar com clareza o ambiente que você tem disponível para os seus móveis. Assim será mais fácil escolher a cor dos móveis planejados.

3. Pense na iluminação

A luz natural ou artificial influencia bastante na percepção das cores. Se o ambiente for bem iluminado, você pode ousar com cores mais escuras. 

Porém, em locais com pouca iluminação, tons claros são mais indicados para evitar que o ambiente pareça escuro e fechado.

Sendo assim, verifique com antecedência como tem sido a iluminação do ambiente. Se possível, considere também fazer a iluminação nos próprios móveis, melhorando a visibilidade no espaço.

4. Aposte na combinação de cores

Combinar duas cores pode dar dinamismo aos móveis planejados. Uma dica é optar por uma cor neutra como base (branco, bege, cinza) e um tom mais intenso ou de madeira para criar contrastes.

Duas cores costumam ser a quantidade ideal para espaços menores, já que muitas colorações diferentes podem criar um aspecto bagunçado.

Veja mais: Cor de móveis planejados: 22 cores para personalizar o seu projeto!

5. Atente-se ao uso do espaço

Por fim, para escolher a cor dos móveis planejados do jeito certo, não se esqueça de pensar no uso do espaço também.

Por exemplo, a cozinha costuma sujar com mais facilidade, com respingos de alimentos. Logo, uma cor muito clara poderá evidenciar qualquer gotinha de sujeira, dificultando a manutenção.

Fazer essa análise também pode te ajudar na sua decisão. Pense nesses aspectos e boa sorte com o seu projeto!

foto saiba como mesclar a cor ao ambiente