O que considerar quando projetar seu guarda-roupa sob medida

Um guarda-roupa sob medida pode trazer diversos benefícios para um quarto, são eles: economia de espaços, planejamento dos espaços e custo-benefício.

A economia de espaço pode ajudar quem conta com um local apertado. Nesse caso, o móvel planejado pode ser feito sem portas, com portas de correr ou serem embutidos, por exemplo.

O planejamento de espaços é uma das grandes vantagens dos móveis sob medida. É possível saber antes de projetar o guarda-roupa a quantidade de prateleiras, gavetas, cabideiros ou se o móvel precisará contar com calceiros e sapateiras. Assim, é possível criar um móvel adequado às necessidades do dono.

Já o custo-benefício está diretamente ligado ao valor do móvel e do imóvel, o que torna o guarda-roupa sob medida a melhor opção para qualquer tipo de quarto.

Apesar de ser importante considerar esses três fatores quando for projetar seu guarda-roupa, é preciso entender o ambiente e sua situação para definir a melhor maneira de valorizar seu móvel.

Continue lendo este artigo e descubra o que você precisa considerar quando for projetar seu guarda-roupa sob medida. Confira!

Guarda-roupa sob medida para quarto de solteiro

Quem mora sozinho também pode ter um quarto organizado e que acomode tudo aquilo que tem para guardar.

Vale a pena ter um guarda-roupa sob medida em um quarto de solteiro. Com ele é possível poupar espaço e trazer mais comodidade e praticidade. Além disso, é possível adaptar uma série de coisas ao seu móvel.

O segredo para ter um guarda-roupa sob medida funcional num quarto de solteiro pequeno é adapta-lo ao máximo aos espaços disponíveis.

Nesse caso, eles trazem mais espaço com armário embutidos ou com portas de correr. Móveis nas cores claras também ajudam no ambiente, trazendo modernidade e flexibilidade, principalmente na decoração.

Guarda-roupa sob medida para quarto de solteiro
Exemplo de guarda roupa sob medida pequeno

Guarda-roupa sob medida para quarto de casal

Se quarto do casal for pequeno a dica para o guarda-roupa é que tenha portas de correr. Elas evitam que você ocupe espaços ao abrir as portas. Nesses casos, foque em móveis sem puxadores ou muitas gavetas, principalmente em áreas apertadas, áreas de passagem e afins.

Portas espelhadas dão uma sensação de que o espaço é maior do que parece e podem ser uma boa alternativa.

Um guarda-roupa sob medida na área ao redor da cama também é uma excelente ideia, pois fica bonito e proporciona conforto ao casal.

Para quartos maiores, as portas de correr também são recomendadas, pois são muito elegantes. Contudo, portas de abrir comuns são bem-vindas, dependendo do espaço disponível e da preferência da pessoa.

Guarda-roupa sob medida para quarto de casal
Exemplo de guarda roupa sob medida com portas de espelho

Guarda-roupa sob medida para quarto infantil

Quartos de crianças geralmente têm muitos brinquedos, muitas roupas e muitas outros acessórios. Logo, dá para entender o quanto é útil ter um guarda-roupa sob medida.

>Veja aqui um quarto infantil sob medida que projetamos e produzimos<

Além de funcional, esses móveis podem ser temáticos, com algum personagem, desenho ou filme da sua escolha ou da criança. O guarda-roupa também pode combinar com os outros móveis do quarto, criando uma sintonia que agrade.

Guarda-roupa sob medida para quarto infantil
Exemplo de guarda roupa infantil sob medida

Dicas para guarda roupa sob medida

Um guarda roupa sob medida certamente é uma boa decisão. Afinal de contas, esse tipo de móvel é prático para o ambiente, uma vez que você não precisa mais de cômodas ou outros tipos de superfícies.

No entanto, o guarda roupa sob medida precisa ser feito pensando em inúmeras possibilidades de uso. Ou seja, deve ser feito considerando o que você vai ou não guardar lá dentro e como isso vai ser feito.

Nesse caso, veja algumas dicas para guarda roupa sob medida – saiba como decidir por um modelo ou outro.

Escolha o tom de madeira

Uma das decisões mais importantes na hora de fazer um guarda roupa sob medida, é a escolha da madeira. Ou seja, você precisa escolher um tom, uma textura e um tipo de madeira que faça sentido para o seu estilo e também para a decor do local.

Nesse caso, é bem interessante que você escolha um tom de madeira agradável, principalmente se o guarda roupa ficar no quarto. Afinal, esse é um local de sossego e tranquilidade.

Prateleiras e gavetas

Outro detalhe importante que você precisa considerar em um guarda roupa sob medida, são as prateleiras e gavetas. Afinal de contas, as prateleiras e gavetas são itens de organização importantíssimos.

Por isso, escolha modelos que possam otimizar o máximo de espaço possível. Muitas vezes o estilo da gaveta ou das prateleiras pode tirar espaço do guarda roupa. Mas se o encaixe for perfeito, fica ótimo.

Porta de correr ou de puxar

Escolher entre porta de correr ou porta de puxar no guarda roupa sob medida é uma decisão muito pessoal. Você deve considerar entre um modelo e outro com base no espaço do cômodo. 

Para apartamentos, muitas vezes a porta de correr vai ser a melhor decisão. Afinal, ela não ocupa espaço pra frente. Mas para ambientes maiores, a porta de puxar pode ficar elegante e bonita, sem que você se preocupe tanto assim com o espaço entre a porta e outros objetos no ambiente.

Iluminação interna

Você já parou para pensar que, talvez, o seu guarda roupa sob medida possa ter também uma iluminação interna? Sim, essa é uma alternativa bem legal e que você pode implementar ainda na fase de projeto, para que seja viável.

A iluminação interna é ótima para guarda roupas que fiquem em ambientes mais escuros. Além disso, é ótima também para modelos de guarda roupas mais profundos e que não tenham uma boa entrada de luz.

A iluminação interna no guarda roupa não é difícil de fazer. Você pode criar um esquema de luzes diferentes e até de outras cores. 

Espelhos

E por fim, mais uma dica de como fazer o seu guarda roupa sob medida, é: utilize espelhos. Os espelhos na porta do guarda roupas geram uma profundidade maior ao ambiente. É ótimo para espaços pequenos, como quartos ou closets de apartamentos menores.

O espelho geralmente ficará melhor em portas de correr. Mas isso não significa que você não possa usar, também, em portas de puxar!

Conclusão

Ao projetar seu guarda-roupa sob medida é preciso considerar alguns fatores, mas o principal é o gosto de quem vai ficar com o quarto e as circunstâncias.

A Miranda Móveis é capaz de criar um móvel que combina com você e usar todos os recursos para adaptar seu guarda-roupa da melhor maneira possível ao local onde ele será colocado.

Se você é de Blumenau e região, não pense duas vezes e entre em contato conosco clicando aqui ou acesse nossa página para conhecer melhor nosso trabalho de marcenaria.

Leia também: