Organizar o guarda-roupa pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas, principalmente quando o móvel é pequeno ou possui espaços mal distribuídos.
Mas fique tranquilo! Há algumas coisas que podem ser feitas para resolver os problemas de falta de espaço e organização do seu móvel.
Continue lendo este artigo e veja algumas dicas para organizar o guarda-roupa e sempre encontrar o que você precisa. Acompanhe!
Comece a organizar o guarda-roupa pelos cabides
A primeira coisa que você deve considerar ao organizar o guarda-roupa são os cabides. Separe os tipos de cabides diferentes: os de plástico dos de madeira, os pretos ou transparentes dos coloridos, e estes você organiza por cor.
Lembre-se de colocar todos os ganchos virados para dentro. Além de visualmente mais agradável você enxergará com mais facilidade quando olhar para dentro do seu guarda roupa.
Se puder, quando for comprar os cabides, escolha todos da mesma cor e material, mas se isso não for possível, basta organizá-los da maneira como ensinamos acima.
Você pode colocar as roupas mais pesadas nos cabides de madeira que são mais resistentes e as mais leves nos de plástico.
Será que você precisa mesmo pendurar as calças jeans? E aquela camiseta de algodão? Na hora de pendurar, de prioridade para as roupas que amassam e coloque as demais em gavetas e prateleiras. Além de facilitar a organização do guarda-roupa, economizará tempo na hora de passar as roupas.
Organize o guarda-roupa por tipos e modelos de roupa
Agrupe os tipos de roupa e coloque na ordem que faça mais sentido para você. O mais importante é fazer com que você encontre suas coisas mais fácil, não é mesmo?
Uma boa dica é separar as “roupas de frio” das “roupas de calor”, as curtas das longas, as camisetas das calças e até levar em consideração detalhes mais simples, como roupas leves de roupas mais pesadas, separar por cor, blusas com e sem manga, etc.
Proteja as peças mais delicadas
Proteja roupa sociais, de festas e outras de tecidos mais finos com capas. No caso das mulheres, é interessante guardar os vestidos no maior espaço do móvel para que eles não fiquem com a barra dobrada.
Para organizar o guarda-roupa mais baixo, coloque as roupas de mais leves e que amassam mais com mais facilidade dobradas ao meio, exatamente na cintura e de preferência em cabides que não deixam as peças escorregarem.
Faça divisórias nas gavetas de roupas íntimas
A melhor forma de guardar roupas íntimas no guarda-roupa é em gavetas, utilizando divisórias dentro da gaveta para facilitar a visualização das peças.
Para os homens esse trabalho é mais simples, pois a variedade de peças é menor, mas para as mulheres é importante fazer essa separação para o organizar o guarda-roupa de forma mais efetiva.
Cada coisa precisa ter seu lugar
Sapatos, chapéus, gravatas, bolsas e roupas de cama precisam ter seu próprio espaço dentro do guarda-roupa.
Não amontoe os sapatos, guarde-os em prateleiras, que podem ser as do guarda-roupa mesmo. Não se esqueça de mantê-los sempre limpos e sem odores. Para isso, é indicado passar um pano úmido nas solas e utilizar talcos antes de armazenar qualquer calçado. Colocar os sapatos no sol por algum tempo antes de guardar também ajuda bastante.
Bônus: Um guarda-roupa planejado
Organizar o guarda-roupa é muito mais fácil quando você tem um móvel planejado. Diferente de um móvel comum, o guarda-roupa planejado é projetado para atender suas necessidades. Ou seja, você pode criar um móvel capaz guardar todas as suas coisas de forma organizada, de acordo com o espaço que você tem no seu quarto.
Mora em Blumenau e região e precisa de ajuda para projetar e desenvolver um guarda-roupa planejado? A Miranda Móveis pode te ajudar! Clique aqui e entre em contato conosco.